| 6 |
| | Blog do Refri: Coca-Cola doa valor de multa para os ricos |
| 6 |
| |
| |
|
A colega Cristina Moreno de Castro escreveu matéria sobre a picuinha entre a Pepsi e a Coca – sempre elas – envolvendo o produto Aquarius Fresh. Quando a Coca lançou o produto, em maio de 2007, a Pepsi entrou com uma representação contra o novo concorrente de H2OH! junto ao Procon e ao Ministério Público alegando propaganda enganosa da concorrente. O motivo era que o comercial - que tinha a música “Age of Aquarius” como trilha sonora e imagens de cachoeiras – levaria, segundo a queixosa, o consumidor ao erro, pensando tratar-se de água, e não de refrigerante.
Procon e MP abriram processos contra a Coca que se comprometeu com o segundo a alterar o comercial, as embalagens e a pagar multa de R$ 1 milhão – transformada em doação para o Instituto Ayrton Senna. Com tantas instituições - igualmente sérias e diferentemente pobres – o benefício foi, justamente, para a mais rica.
Ocorre que o processo do Procon continuou em curso. A multa, estipulada em R$ 2,1 milhões que venceu esta semana. Mas a Coca-Cola alega que não pode ser penalizada duas vezes pelo mesmo fato. Me engana que eu gosto.
É bom lembrar que a Pepsi usou do mesmo artifício quando lançou sua H2OH! e sofreu representações e punições por vender refrigerante como água mineral.
Conteúdo produzido por Clio Assessoria / Blog do Refri
| | |
|
|