Antes que alguém pense que seja algum refrigerante de alguma igreja, o Guaraná Jesus pertence a Coca-Cola e é fabricado e distribuído exclusivamente no Maranhão, além de fazer muito sucesso.
Ao contrário de todos os outros guaranás que tem a cor meio caramelo (porque marrom claro vai lembrar outra coisa), o Guaraná Jesus é cor-de-rosa e doce, lembrando o sabor de cravo e canela. Será que é guaraná mesmo? rs
Um gole de história
O Guaraná Jesus foi criado pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que além de ser egocêntrico, por ironia do destino era ateu. E eu achava que o criador era um cara religioso e tal…
O refrigerante surgiu na década de 20 com uma tentativa frustrada de criar um xarope, porém o sabor agradou muito o paladar dos netos de Jesus e assim nascia o Guaraná Jesus, que ficou muito popular na capital São Luís.
Conhecido também como “sonho cor-de-rosa”, em 2001 foi vendido para a Coca-Cola os direitos sob a marca Guaraná Jesus.
Em 2008, é lançada uma campanha para renovar o visual do guaraná, com três opções de embalagem. Através de votos pela internet e SMS, a ganhadora foi a latinha inspirada em azulejos coloniais portugueses de São Luís, que na minha opinião, é a mais bonita. #mereceu
Para a Coca-cola isso foi um desafio enorme, já que a mudança poderia ser uma grande frustração para os fãs e causaria um desastre na marca.
Veja as 3 opções para escolha, um vídeo da campanha e a vencedora.
Para quem ficou com sede como eu, infelizmente o guaraná é encontrado somente no Maranhão, com exceções no Centro de Tradições Nordestinas no Rio de Janeiro e com certeza em alguns restaurantes nordestinos em São Paulo, fora o Mercado Livre.
E por último um fato curioso. Antes de escrever um post, sempre dou uma pesquisada antes no assunto e pasmém! Veja o resultado: Guaraná Jesus na frente do Antarctica.
E só para encerrar (juro que está acabando, é que são tantas informações legais que quero colocar todas!), algumas outras curiosidades:
* Dizem as más linguas que o refrigerante ficou restrito no Maranhão por questão de contrato e porque seria uma grande ameaça para a própria Coca-Cola. Se fosse vendida no Brasil inteiro, seria um estrondo de sucesso!
* Até 1998, não havia sequer feito uma propagandazinha sequer sobre a marca
* Em São Luis, se você disser Jesus, vão se remeter primeiro o refrigerante, depois ao filho de Deus! #pasmem
* É o único refrigerante que o senador José Sarney bebe #poevenenojunto