Guaraná Cruzeiro e Soda Galeguinha são os refrigerantes mais tradicionais de Leme e região! E na minha opinião, os melhores também! Prefiro mil vezes uma Cruzeiro a um Guaraná Antarctica ou uma Galeguinha a uma Sprite. E o seu sabor não só encanta os moradores da cidade como eu já vi gente de São Paulo levando litros e mais litros do refrigerante para beber na capital.
No ano passado os refrigerantes comemoraram seus 62 anos no começo do ano e para isso lançou uma edição comemorativa de como era os refrigerantes antigamente: garrafas de vidro de 600ml, remetendo de como era vendido na época. Tenho até duas aqui em casa que faz parte da minha coleção de garrafas e latinhas. Teve até comercial rolando na Globo, entre Jornal Hoje e Video show, com o tema “O que é bom, dura muito!”. Há outros comerciais mas achei somente esse disponível na internet.
Gostei muito do rótulo das bebidas, lembrando e muito a época em que foram lançadas, em 1948. A edição em vidro também é uma ótima idéia porém, pensando por um outro lado, quem levaria uma garrafa de 600ml pelo mesmo preço (ou quase) que a da garrafa pet, que é de 1 litro? Fora que é de vidro e não retornável… Tudo bem, vidro é mais caro que plástico e bla bla bla mas vi mercados em que teve que devolver quase todo o estoque porque não vendia! Só as pet. Porém, teve outros mercados em que vendia e muito as garrafinhas! Enfim, é um assunto para se pensar.
O sabor me lembra muito a infância, mas lembro também que Cruzeiro era bem, bem mais doce do que é agora, nem dava para arriscar tomando ele sem gelo, então porque falam que é o mesmo sabor de antigamente? É impressão só minha ou será que tem mais gente que pensa igual eu? Pelo menos mudou para melhor… rs . A Galeguinha, essa sim, tem o mesmo sabor desde sempre!
E o que senti falta também foi de um site ou pelo menos um hotsite sobre os refris. Informações achei somente no site da fabricante New Age ou no blog do mesmo. Poxa vida, deem mais atenção a esses refris que são tão bons! Eles merecem!
Well, agora eu vou almoçar e tomar minha Galeguinha!