TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
1
abr
2011
 Notícia do portal Inteligêmcia: Mercado de refrigerantes apresenta inovação em sabores, embalagens e tamanhos
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  

Uma pesquisa da GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, realizada entre novembro de 2008 e novembro de 2010, em todas as regiões do Brasil, destaca o aumento significativo do número de lançamentos e do espaço destinado à categoria de refrigerantes nos supermercados ao longo dos últimos anos.

Atualmente são encontrados no mercado cerca de 1.500 SKU’S (unidades de manutenção de estoque), com diferentes embalagens, sabores e tamanhos, sendo que o último ano contou com um aumento de 7,3% no número de produtos.

É possível achar em média 194 marcas, em diversos formatos de embalagens, que vão de 200 ml a 3,3 ml, feitos de materiais como lata, PET, vidro descartável, plástico e vidro retornáveis.

Além disso, a indústria manteve em 2010 a tendência de inovação, trazendo novidades como a embalagem composta de plantas e ainda em formatos diferenciados, como a “latinha PET” (PET transparente com tampa de metal).

A pesquisa também identificou aumento na variedade de sabores, cada vez mais inusitados, disponíveis no mercado. Além dos tradicionais, há ainda refrigerantes com sabor tutti-frutti, cereja, morango, maçã verde, melancia, café, cola descafeinada, mexerica, limão siciliano e mix de sabores, como caju com guaraná e laranja, mamão e maçã.

Outro ponto que merece destaque é o crescimento de 42% no número de SKU’s com a descrição “diet”, “light” e “zero”. De acordo com Marco Aurélio Lima, Diretor da Unidade de Consumo da GfK, a preocupação com a saúde é o principal motivador desse aumento. “A indústria tem sabiamente apostado nesse segmento para agradar e atender cada vez mais as necessidades do consumidor”, avalia.

Diante desse cenário de ampliação, é também cada vez maior o espaço destinado aos refrigerantes nos pontos de venda. Hoje, são em média 4,9 metros (por loja) de gôndola de refrigerantes versus 4 metros de 2009 (+23,1%). Vale ressaltar ainda que os dois maiores fabricantes do mercado detêm, em média, 80% do espaço.

Sobre a GfK

Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mapfre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan.

Link original: http://www.inteligemcia.com.br/27605/2011/03/31/mercado-de-refrigerantes-apresenta-inovacao-em-sabores-embalagens-e-tamanhos/

 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Notícia do Jornal de Uberaba: Golé pretende fechar turno da noite e transferir funcionários para Igarapava
 
 
 
4
 
 
  Clube Refri, um site de assinatura de refrigerantes
 
 
 
5
 
 
  Bar, Bebida e Propaganda: Refrigerantes que você nunca vai beber no Brasil…
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |