| 6 |
| | Notícia do portal Inteligêmcia: Mercado de refrigerantes apresenta inovação em sabores, embalagens e tamanhos |
| 6 |
| |
| |
|
Uma pesquisa da GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, realizada entre novembro de 2008 e novembro de 2010, em todas as regiões do Brasil, destaca o aumento significativo do número de lançamentos e do espaço destinado à categoria de refrigerantes nos supermercados ao longo dos últimos anos.
Atualmente são encontrados no mercado cerca de 1.500 SKU’S (unidades de manutenção de estoque), com diferentes embalagens, sabores e tamanhos, sendo que o último ano contou com um aumento de 7,3% no número de produtos.
É possível achar em média 194 marcas, em diversos formatos de embalagens, que vão de 200 ml a 3,3 ml, feitos de materiais como lata, PET, vidro descartável, plástico e vidro retornáveis.
Além disso, a indústria manteve em 2010 a tendência de inovação, trazendo novidades como a embalagem composta de plantas e ainda em formatos diferenciados, como a “latinha PET” (PET transparente com tampa de metal).
A pesquisa também identificou aumento na variedade de sabores, cada vez mais inusitados, disponíveis no mercado. Além dos tradicionais, há ainda refrigerantes com sabor tutti-frutti, cereja, morango, maçã verde, melancia, café, cola descafeinada, mexerica, limão siciliano e mix de sabores, como caju com guaraná e laranja, mamão e maçã.
Outro ponto que merece destaque é o crescimento de 42% no número de SKU’s com a descrição “diet”, “light” e “zero”. De acordo com Marco Aurélio Lima, Diretor da Unidade de Consumo da GfK, a preocupação com a saúde é o principal motivador desse aumento. “A indústria tem sabiamente apostado nesse segmento para agradar e atender cada vez mais as necessidades do consumidor”, avalia.
Diante desse cenário de ampliação, é também cada vez maior o espaço destinado aos refrigerantes nos pontos de venda. Hoje, são em média 4,9 metros (por loja) de gôndola de refrigerantes versus 4 metros de 2009 (+23,1%). Vale ressaltar ainda que os dois maiores fabricantes do mercado detêm, em média, 80% do espaço.
Sobre a GfK
Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.
Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.
Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mapfre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan.
Link original: http://www.inteligemcia.com.br/27605/2011/03/31/mercado-de-refrigerantes-apresenta-inovacao-em-sabores-embalagens-e-tamanhos/
| | |
|
|