| 6 |
| | Brasil Brau 2011 - XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja será realizada de 5 a 7 de julho, no Transamerica Expo Center (SP) |
| 6 |
| |
| |
|
Um consumo global que chegará à marca dos dois bilhões de hectolitros. Esse é o prognóstico que aumentou ainda mais o otimismo do mercado cervejeiro, em especial no Brasil, quarto maior produtor do mundo. A previsão é de um dos mais importantes institutos de pesquisa, exclusivo da indústria mundial de bebidas, a Canadean, no fim de 2010, em seu Global Beer Trends.
É neste contexto que a Brasil Brau 2011 – Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja - será realizada de 5 a 7 de julho, das 13h às 20h, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento, consolidado como o mais importante do país, teve aumento de 25% de público em sua última edição. Uma novidade deste ano é a abertura do Degusta Beer ao público amante de cerveja, antes restrito a empresários do setor e fabricantes.
Mercado - O Brasil possui cerca de 100 plantas cervejeiras e produz 10,91 bilhões de litros ao ano, com um consumo per capita de 57 litros e faturamento de R$ 31 bilhões. As mais de 100 microcervejarias já representam 4,5% do faturamento do setor e têm apresentado um crescimento de 15% ao ano. Durante a Brasil Brau, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) divulgará os mais recentes números do setor, atualizando os dados de 2007.
Promovida pela Fagga Eventos, uma empresa do grupo GL events Brasil, e realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), a Brasil Brau conta com a chancela do Sindicerv, Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e do Centro de Tecnologia Senai RJ – Alimentos e Bebidas, SENAC - SP e Doemens Academie. A feira adota o formato que há dez edições tem atraído o mercado cervejeiro, reunindo toda a cadeia produtiva do setor, da matéria-prima, equipamentos, serviços, mestres cervejeiros e o produto final, aos compradores e consumidores. Ao lado da exposição do que há de melhor na indústria brasileira e mundial, a Brasil Brau promove um ambiente de negócios com a participação de público qualificado.
“O Brasil vive hoje um momento particularmente interessante do ponto de vista econômico, com expressiva ascensão. E do ponto de vista demográfico também, com a inclusão de novos potenciais consumidores. Este cenário favorece o crescimento do mercado de cervejas no país, tanto na esfera de cervejas populares quanto na de cervejas especiais. A feira estimula a disseminação do conhecimento e através do relacionamento faz crescer as competências dos profissionais no mercado, aproveitando essa grande janela de oportunidades”, diz Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier de cervejas e presidente do Cobracem.
Simultaneamente à feira acontece o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que, este ano, tem o apoio inédito da Danisco, empresa dinamarquesa com grande destaque no mercado de alimentos. O congresso reúne profissionais de renome, atuantes nos mercado nacional e internacional, para a apresentação de palestras e painéis com novas técnicas e soluções para diversas aplicações do processo produtivo.
Degusta Beer é espaço exclusivo para a divulgação de produtos
Sucesso em 2009, o Degusta Beer, uma das atrações da Brasil Brau, traz uma novidade nesta edição. Até então restrito a empresários e fabricantes, o espaço agora é aberto aos amantes de cerveja, que poderão participar de sessões de degustação orientada promovidas por 30 microcervejarias. O ingresso, para o público em geral, será de R$ 30,00 e as cervejas serão degustadas em doses de 50 ml e 100 ml (dependendo do tipo de cerveja), por R$ 3. O espaço também contará com uma área de exposição destinada a fabricantes de copos, tulipas e mobiliário, consultorias, livrarias especializadas e cursos técnicos.
Segundo Fabiana Sardinha, gerente de negócios da Fagga Eventos e responsável pela organização da Brasil Brau, o Degusta Beer tornou-se um sucesso porque dá ao público uma oportunidade única de provar diferentes produtos e se antecipar às novidades do mercado. “Como em qualquer ambiente de negócios, é importante que os interessados possam experimentar produtos, principalmente as novidades de um mercado como o de microcervejarias e cervejas especiais. O Degusta Beer foi concebido para proporcionar essa aproximação entre expositor e público e os resultados não são apenas a geração de novos negócios, mas a consolidação das marcas dessas empresas com alto valor agregado na lembrança dos que visitam a feira”, explica Fabiana.
O prestígio da feira é comprovado pelas impressões de seus participantes. Para Alexsandra Machado, Diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras da Abrabe, a Brasil Brau é referência para quem quer acompanhar o desenvolvimento da indústria e um pólo difusor da diversidade de marcas e tipos de cerveja. Já Bia Amorim, Gerente de Marketing da Cervejaria Colorado, reforça que a Brasil Brau vem se consolidando como a melhor feira para o setor de microcervejarias, reunindo entusiastas, proprietários e funcionários de bares, restaurantes, empórios, supermercados e hotéis.
O evento também é reconhecido por sua grandiosidade, como atesta Higor Mergulhão, Gerente de Marketing da Cervejaria Burgman. "Esta é uma feira de grande porte, com fornecedores de altíssimo nível e um público rotativo muito bom. Essencial para uma empresa do ramo de cerveja expor seus produtos e realizar contatos".
Sobre Fagga | GL events:
O Grupo GL events Brasil é a operação brasileira da segunda maior empresa do mundo no setor de eventos, a francesa GL events. O grupo administra três subsidiárias – Fagga Eventos, Top Gourmet e Aedita Latina Editora – e realiza a gestão de três espaços para eventos – Riocentro e HSBC Arena, no Rio de Janeiro; e o Estação Convention Center, em Curitiba. A GL events Brasil segue o modelo de negócios da multinacional da qual faz parte e amplia a sua participação no mercado por meio da oferta de serviços completos na organização de eventos, consolidando posições de destaque em muitos destinos do Brasil.
A Fagga Eventos se tornou subsidiária do Grupo GL events Brasil em 2006, mas sua experiência no mercado nacional soma mais de quatro décadas, ultrapassando a marca de 2,5 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior, o que faz dela uma das maiores empresas do setor. Atualmente realiza cerca de 20 feiras anuais e eventos corporativos. Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão as feiras dos setores de moda e beleza, construção, saneamento e infraestrutura, cultura, esporte, entre outros. No portfólio corporativo somam clientes como Petrobrás, Tim, Ampla, Rede Globo, Souza Cruz, Editora Moderna, Ale, Michelin, Loreal, Esso e Cosan.
| | |
|
|