TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
20
set
2011
 Notícia do portal Mídia News: Ice Cola: empresas regionais enfrentam a Coca-Cola
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  



O empresário Cláudio Bruehmuller abre o seu MacBook e faz uma busca no Google: Coca-Cola, 210 milhões de citações; Pepsi, 103 milhões; Ice Cola, 106 milhões.
"Na internet, já somos segundo", comemora o catarinense radicado em Cuiabá, empolgado com seu plano para transformar a Ice Cola na segunda marca de refrigerante do país.

Desconhecida nos grandes centros, a Ice existe desde 2008 e está presente em 14 Estados, principalmente no Centro-Oeste e no Norte. Em termos nacionais, a participação é pequena, de 0,3%. Mas, considerando apenas os mercados onde está presente, a fatia vai a 3%.

Em São Paulo, a Ice Cola está em poucas cidades, como Garça e São José do Rio Preto. O plano é iniciar a construção de uma fábrica de US$ 25 milhões no ano que vem, para conquistar a capital paulista a partir de 2013.

Com a vida profissional inteira dedicada aos refrigerantes -começou criança, ao lado do pai, com quem criou a marca de guaraná Marajá, em Cuiabá-, Bruehmuller, 53, conseguiu, com pouco investimento inicial, montar uma rede nacional de fábricas e de distribuidores.

Como? Trazendo para o negócio fabricantes regionais tradicionais. Já são 21 parceiros, entre eles a paraibana Dore, que completa um século neste ano, e a Cotuba, de São José do Rio Preto, fundada em 1958. Juntos, os 21 faturam R$ 2,5 bilhões com suas marcas próprias. Dezessete já estão produzindo Ice Cola, complementando o portfólio próprio. Os demais devem entrar em produção até o fim do ano. Até 2013, a meta é reunir 35 regionais.

Os regionais são ao mesmo tempo sócios do negócio -juntos, detêm 50% da Ice Cola Par- e franqueados.

Os padrões de qualidade, de gestão e as estratégias comerciais são estabelecidos pela Ice Cola Par, que fornece kit de lançamento com campanha para TV, outdoor e material de ponto de venda.

Bruehmuller garante que todos os franqueados estão dentro do Sicobe -sistema de controle da Receita Federal para coibir a sonegação.

AMÉRICA LATINA E BOLSA

A produção é quase insignificante diante da gigante Coca-Cola, mas tem crescido rapidamente. De maio de 2010 a maio de 2011, o volume médio de Ice Cola vendido passou de 2,7 milhões de litros por mês para 5,4 milhões. No período, o faturamento mensal subiu de R$ 3,8 milhões para R$ 8,1 milhões.

O objetivo é chegar a 12% do segmento de colas até 2015. A Pepsi tem 5,5% e a Coca, 88%. A cola da Schin, no mercado há dez anos, tem 0,9% -o que dá uma ideia do tamanho do desafio.

Os planos não se restringem ao Brasil. A Ice quer se expandir para a América Latina. E mira uma oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

Antes de montar a parceria com os regionais, Bruehmueller passou anos desenvolvendo a "fórmula ideal". Montou uma empresa de extratos na Flórida (Estados Unidos) e em Manaus, a Amazon Flavor, em sociedade com um químico indiano. "Só trabalhamos com ingredientes de primeira."

Além do extrato para fabricar a Ice Cola, a Amazon produz extratos de guaraná e de açaí, entre outros sabores. Vende para Brasil, França e EUA e deve faturar R$ 104 milhões neste ano.

Para Marcel Motta, analista da Euromonitor, enquanto na Europa e nos EUA o consumo de refrigerante encolhe a cada ano, o brasileiro ainda tem uma década de crescimento pela frente. "Há uma massa de consumidores que está tendo acesso a esses produtos pela primeira vez."

Fonte: Midia News

 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Notícia do portal No Varejo: Coca-Cola FEMSA inaugura a maior linha de Ref Pet do mundo
 
 
 
2
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
3
 
 
  Notícia do jornal A Cidade: 'Refrigerantes Don' nasceu no Sumarezinho
 
 
 
4
 
 
  Empresas de refrigerantes da região Sul de Minas registram crescimento acima da média nacional
 
 
 
5
 
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
 
 
21
ago
 
  Nova Identidade visual de PEPSI chega ao Brasil e simboliza uma nova era
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |