| 6 |
| | Coca-Cola Brasil lança Eco, nova embalagem da água Crystal que estimula a reciclagem de PET |
| 6 |
| |
| |
|
Aliar hidratação e bem estar a sustentabilidade. Foi pensando assim que a Crystal, marca de águas da Coca-Cola Brasil, decidiu lançar no festival SWU, que acontece em novembro, em Paulínia (SP), a garrafa Crystal Eco, que utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e até 30% do PET feito a partir da cana de açúcar. Para o restante do mercado, a garrafa chegará a partir de janeiro.
A garrafa Eco, também chamada de crushable, é produzida através do processo de sopro convencional, mas com pré-formas com base diferenciada, de modo que a distribuição e estrutura da garrafa garantam performance mecânica. Para simbolizar mais este avanço tecnológico na sustentabilidade das embalagens, a Crystal convida os consumidores a torcerem as embalagens após o consumo, o que reduz em 37% o volume das garrafas e facilita transporte e armazenagem das garrafas 100% recicláveis.
Ao mesmo tempo, a nova garrafa de Crystal também utiliza a tecnologia PlantBottle, na qual até 30% da matéria tem origem no etanol da cana de açúcar, e não no petróleo, reduzindo em cerca de 20% as emissões de dióxido de carbono.
“Crystal quer convidar o consumidor a participar de ações que ajudem a aumentar reciclagem no País. Fizemos nossa parte, criando uma garrafa moderna, revolucionária e sustentável. Agora é a vez do consumidor, que ao torcer a garrafa após o consumo, diminui em 37% o volume que ela ocupa, o que facilita bastante o transporte e a reciclagem. O Brasil já é um campeão de reciclagem, mas nossas metas são ainda mais ousadas e queremos que o consumidor esteja ao nosso lado nessa jornada. O SWU é um evento perfeito para fazer este lançamento e o festival está perfeitamente alinhado com nossos pilares de sustentabilidade. Para o público em geral, a nova garrafa só deverá chegar em janeiro de 2012”, afirma Aliucha Ramos, diretora de Marketing da categoria de Hidratação da Coca-Cola Brasil.
O lançamento da Crystal Eco conta com o apoio de entidades como o Instituto Akatu, a Conservação Internacional, a SOS Mata Atlântica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.
“Estimular atitudes individuais e promover ações de mobilização que auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na conservação ambiental são prioridades da SOS Mata Atlântica. Por isso, apoiamos essa iniciativa que fomenta a reciclagem, o uso de matérias-primas menos agressivas e mudanças de comportamento. Torcemos para que essa atitude ajude a diminuir a pressão sobre os recursos naturais, escassos e essenciais à vida, como a água e a floresta”, completa Malu Ribeiro coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.
Segundo Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, “a Coca-Cola vem investindo há alguns anos para que as embalagens de seus produtos tragam menores impactos negativos nos planos social e ambiental. Agora, apresenta uma inovação na área de embalagens, com a garrafa Crystal, que, por ser torcível, mais leve, e feita a partir de cana de açúcar, permite contribuir, de um lado para reduzir o impacto ambiental quando comparado ao plástico produzido do petróleo; de outro lado, ao reduzir o volume e o peso das embalagens após o uso, causa uma menor emissão de carbono e um menor impacto sobre o aquecimento global; além disso, faz com que os gastos com transporte, para levar as embalagens para reciclagem sejam menores, permitindo que essa economia possa ser usada para melhorar, por exemplo, os serviços de educação e saúde dos municípios. Com tudo isso, a Coca-Cola dá uma contribuição significativa para que a sociedade possa caminhar, a passos mais acelerados, na direção da sustentabilidade social e ambiental”.
Campanha de lançamento
A Coca-Cola Brasil desenvolveu uma campanha de lançamento da Crystal Eco 500 ml sem gás, com o objetivo de incentivar as pessoas a reciclar torcendo a garrafa antes de descartá-la, criando uma atitude positiva para o meio ambiente. A campanha será iniciada na praça onde ocorrerá o SWU, com filmes de 30 segundos produzidos pela Agência NBS e Dínamo Filmes.
Produção em outros países
As garrafas Eco já são uma realidade no mercado de bebidas. O Japão foi o primeiro país a lançar a embalagem para sua marca de água engarrafada I-Lohas, em 2009. Em 2010, o país reforçou o conceito sustentável, usando PlantBottle no mesmo produto. Na América Latina, México e Equador começaram a comercializá-la em 2010. No mesmo ano, os EUA relançaram sua marca de água engarrafada, Dasani, também com PlantBottle.
Confira a edição de novembro da revista Bebidas e Afins
| | |
|
|