TUBAÍNAS E AFINSTubaínas e AfinsTele História
Inicial
Notícias
Tubaínapédia
Youtubaina
Empresas
Onde Encontrar
Quem Somos
Anuncie
Contato


 
 
 
 
» Afrebras
 
» Bar, Bebida & Propaganda
 
» Bebidas e Afins
 
» Blog do Refri
 
» Cartão de Visita
 
» Expo Bebidas & Serviços
 
» Refrigerando
 
 
 


6
21
nov
2013
 “Refrigerantes Orlando” celebra 100 anos com programação festiva
6

Postado por
Redação Tubaínas e Afins
  




A marca de refrigerantes Orlando comemora durante o ano de 2013, 100 anos de existência.

Para celebrar o centenário haverá uma programação festiva que começa no dia 25 de novembro (segunda-feira), a partir das 19 horas no Bar Tubaína em São Paulo.

Em Piracicaba, a Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Pedro Kawai, autor da homenagem promovida no dia 4 de dezembro (quarta-feira), às 19h30, com reunião solene no Auditório da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Na oportunidade, a Assembleia Legislativa de São Paulo, com proposta do deputado estadual Roberto Morais prestará homenagem à família Orlando pelo centenário da marca de refrigerantes.
Na agenda comemorativa, acontece também uma exposição dos documentos, equipamentos, embalagens, rótulos e produtos que representam a história do centenário dos Refrigerantes Orlando.
A exposição será realizada de 04 a 27 de dezembro no Memorial do Empreendedorismo ACIPI. A mostra fica aberta para visitação de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.

Desde 1913, Refrigerantes Orlando comercializa Gengi-birra e Etubaína

Fundada em 27 de fevereiro de 1913, a Fábrica de Refrigerantes Orlando chegou em Piracicaba quando a cidade sofria com o fim do ciclo do café e com a queda de preços da cana-de-açúcar.

Nesta época, a economia da cidade havia se estagnado e, empreendedores como o fundador Vicente Orlando, ajudaram a cidade a se tornar uma das primeiras do país a se industrializar.

O fundador da marca, seu Vicente, era ajudado por sua esposa Paschoalina e toda a família Orlando. Os sete filhos: Maria, Rosa, Philomena, Ermelinda, Caetano, José e Inês trabalharam na fábrica e, de alguma maneira, contribuíram para o fortalecimento dos Refrigerantes Orlando na cidade e região.

Em meio a I Guerra Mundial - que acontecera entre 1914 e 1918 -, nascia também em 1914 a famosa e saborosa Gengi-birra – um refrigerante feito de forma experimental e manual com sua base de limão e gengibre. O “refresco” – como era chamado antigamente – era fermentado em barris de 200 litros e engarrafadas manualmente.

Nos anos 20, a Etubaína entrava na produção da Fábrica de Refrigerantes Orlando e tornou-se um dos refrigerantes mais vendidos na época. Com a base de banana, pêssego, pera e morango, a Etubaína caía no gosto dos piracicabanos com seu doce sabor.



Genuinamente piracicabana, a Gengi-birra era distribuída exclusivamente na cidade em armazéns, mercados e residências através de carroças ou carrinhos de mão. Em 1937, sob o comando de Vicente Orlando e dos filhos Caetano e José Orlando, com a produção da fábrica em desenvolvimento, os sabores da Gengi-birra e da Etubaína chegaram em maior demanda em cidades vizinhas como São Pedro, Torrinha, Iracemápolis, Americana e Santa Bárbara D´Oeste. Com as entregas cada vez mais recorrentes e em lugares distantes, os irmãos adquiriram um caminhão Chevrolet. Nesta época, Piracicaba tinha suas ruas de terra, só havia paralelepípedos no Centro da cidade.

Ao lado dos dois maiores produtos da fábrica Orlando – Etubaína e Gengi-birra -, seu Vicente comandava a linha de fabricação de aguardente, licores, xaropes, vinhos, água tônica e outros refrigerantes.
No final da década de 50, a Fábrica de Bebidas Orlando faturou o 1º lugar na “Consulta de Opinião Pública” realizada na cidade pelo Jornal de Piracicaba, Rádio Difusora e pelos extintos Diário de Piracicaba e Rádio Voz Agrícola do Brasil.

A empresa passou por mudanças na razão social por alguns anos, porém sempre manteve-se com o perfil de empresa familiar. Em 1955 como V. Orlando e Filhos, depois, em 1962, Orlando e Cia; em 1977 Bebidas Orlando Ltda e, desde 1987 atua sob o nome R. Orlando Comércio de Bebidas Ltda.

A fabricação própria findou-se em 1987, mas a força da marca Orlando, sob a administração de Renato e seus filhos Maria Elisa e Eduardo Orlando, continua até os dias atuais com demanda crescente da Etubaína e da Gengi-birra, embalados pelo clima retrô e pelo sabor inigualável dos refrigerantes com embalagens modernas para a família em garrafas pet 2 litros e ainda, a tradicional garrafa de 600 ml - que se assemelha às de cerveja - e o sabor infantil nas embalagens caçulinhas, continuam fortes no mercado de Piracicaba e região.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA:

25/11/13 (segunda-feira) – A partir das 19 horas – Bar Tubaína – Rua Haddok Lobo, 74, São Paulo.

04/12/13 (quarta-feira) - 19h30 - Reunião Solene em comemoração aos 100 anos dos Refrigerantes Orlando no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

04 a 27/12/13 - Exposição dos 100 anos dos Refrigerantes Orlando no Memorial do Empreendedorismo da ACIPI - Rua do Rosário, 700 - Centro.


 
COMPARTILHAR
 
 
 
COMENTAR
 
 
NOME
 
E-MAIL
 
CIDADE -
 
COMENTÁRIO
 
CÓD. DE SEGURANÇA CÓDIGO DE SEGURANÇA 1414
 
 
 




 
1
jul
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
2
set
 
  Degustação: Maça Ouro - Franca (SP)
 
 
 
30
jun
 
  Degustação na Redação: Fotos da degustação no jornal Tribuna, de Ribeirão Preto (SP)
 
 
 

 
 
1
 
 
  Saiba mais sobre Chapéu-de-couro, planta usada em refrigerantes como Mate Couro e Mineirinho
 
 
 
2
 
 
  Confira fotos históricas da NewAge Bebidas (Guaraná Cruzeiro)
 
 
 
3
 
 
  Degustação: Guaraná de maçã Cabeça de Bugre
 
 
 
4
 
 
  Notícia do jornal A Cidade: 'Refrigerantes Don' nasceu no Sumarezinho
 
 
 
5
 
 
  Empresas de refrigerantes da região Sul de Minas registram crescimento acima da média nacional
 
 
 
 
 
15
mar
 
  Guaraná Jesus comemora 97 anos firmando parceria inédita com artistas autorais maranhenses
 
 
 
20
abr
 
  Cotuba é destaque no programa Revista de Sábado na TV TEM
 
 
 
28
out
 
  Efeito pandemia: Coca-Cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerante
 
 
 
CONFIRA TODAS AS NOTÍCIAS
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
CONFIRA MAIS VÍDEOS
 
 
 
 
 
 
 
 
© TUBAÍNAS E AFINS | Um site do Grupo Compartilha Brasil | Cartão de Visita

| Inicial | Notícias | Tubaínapédia | Youtubaína | Empresas | Onde encontrar? | Quem somos | Anuncie | Contato |