| 
	|  |  | 6 |  | |  |  | Produtos do Carnaval têm alta de 9,25% | 
 |  | 6 |  
		| 
		
			| 
			|  |  |  
 |  |  |  | 
 |   
 Neste ano, brincar o Carnaval vai sair mais caro para os foliões que precisarem consumir produtos e serviços fora de casa. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a inflação média dos itens mais procurados durante a festa foi de 9,25% entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. A alta é maior que a inflação acumulada no período pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC/FGV), que foi de 5,61%.
 
 Na cesta de 18 itens montada pela instituição, as bebidas se destacam entre as maiores altas. A cerveja comprada em supermercados, por exemplo, aumentou 11,69% nesses 11 meses. Nos bares, a alta da bebida foi de 10,92%, assim como o chopp. Quem prefere não abusar do álcool também vai pagar mais, já que refrigerantes e a água mineral em bares e restaurantes tiveram inflação de 12,6% no mesmo período. Da categoria, apenas as bebidas destiladas compradas nos supermercados ficaram mais baratas (-0,54%).
 
 Para os que vão encarar a maratona de blocos e ficar o dia inteiro na rua, vale tentar economizar e preparar o lanche em casa, já que alimentos como sanduíches (11,95%), doces ou salgados (9,01%) e refeições em bares e restaurantes (9,14%) tiveram altas acima da média.
 
 Compare
 
 Inflação acumulada (IPC) entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014: 05,61%
 
 Inflação média de itens típicos do Carnaval: 09,25%
 
 - Passagens aéreas: 6,75%
 
 - Hotel: 8%
 
 - Doces e salgados: 9,01%
 
 - Refeições: 9,14%
 
 - Cerveja nos bares: 10,92%
 
 - Cerveja no mercado: 11,69%
 
 - Refrigerante e água nos bares: 12,6%
 
 - Sanduíches: 11,95%
 
 
 |  |  |  |  
		|  |  |