| 6 |
| | Comercial com Neymar para marca de refrigerante sai do ar |
| 6 |
| |
| |
|
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (12) um requerimento que tirou do ar uma campanha da agência DM9DDB. A publicidade para o Guaraná Antarctica tinha como estrela principal o jogador de futebol Neymar. As informações são do site especializado em mídias, Meio e Mensagem.
O requerimento foi enviado à comissão pelo deputado Marcos Rogério do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Rondônia. De acordo com as informações, o deputado afirmou que a publicidade poderia influenciar a promoção de bullying com os turistas que visitarem o país na época da Copa.
Nas imagens do comercial o público vê Neymar dar aos estrangeiros expressões erradas em português para que eles possam fazer o pedido do refrigerante. A campanha estava sendo veiculada desde fevereiro, mas foi retirada do ar nesta semana.
O comercial foi tido como ofensivo à dignidade humana e acusado de não ser apenas uma brincadeira, mas uma forma de incentivar o bullying contra os estrangeiros. Em um dos trechos do requerimento o parlamentar escreve: “Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um garrana para o filhote de cruz credo. [...] Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do Bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo [...]”.
Em resposta ao Meio e Mensagem, empresa responsável pelo Guaraná Antarctica, explicou que não teve a intenção de promover a xenofobia e que foi mal interpretada. Outra deputada pediu ao Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), mais orientações às agências publicitárias a esse respeito para que não houvesse mais esse tipo de propaganda.
| | |
|
|